30 outubro, 2011

A bola da vez: o câncer do ex-presidente Lula

Hipocrisia, demagogia, falta de respeito, e por aí vai.
O SUS sempre foi passível de críticas, é cheio de problemas e muito falho em especial nas regiões mais carentes do país, mas isso não é de hoje. O que me incomoda é estarem usando um câncer como bode espiatório. O câncer do ex-presidente virou gancho para o esculacho.
Seria cômico se não fosse trágico, já que falamos de uma doença tão grave e triste. Felizmente, para ELE e para quem tem o mínimo de respeito pelo ser humano, hoje o câncer já não é o bicho papão de antes, independente de ser tratado na rede privada ou pública. 
O paciente da rede pública recebe o mesmo tratamento oferecido pela rede privada, desde o diagnóstico até o tratamento cirúrgico e clínico, de acordo com a necessidade de cada um. Se há demora, é porque não se pode comparar a demanda em ambos os casos... mas mesmo quando se tem que esperar, prima-se por manter a qualidade de vida do paciente, através do atendimento de emergência prioritário, do acompanhamento psicológico, do apoio à família e aos cuidadores, e várias outras medidas que buscam cada vez mais um serviço de qualidade, que trate o paciente de forma dígna e eficiente. 

Vale lembrar, aos "cuidadores da vida alheia" de plantão, que neste caso, estão falando de um ex-presidente que tbém é um ex-bóia-fria, ex-metalúrgico, sindicalista e portanto muito mais acostumado aos serviços do SUS, do que a maioria que o critica. 
E aí fica a pergunta que não quer calar: dê a qualquer um destes, o poder de um cargo eletivo tão importante como o de presidente, e me diga: será que, estando eles doentes (de que doença fosse), estariam se tratando no SUS, apenas em nome da solidariedade popular?

Monica San

2 comentários:

Respeite os direitos autorais